Ásia
As bolsas de valores da Ásia fecharam, em sua maioria, com ganhos, depois de um dia negativo da jornada da véspera motivadas pelo resultado positivo de segunda em Wall Street. No entanto, o volume de negócios foi baixo devido ao feriado no Japão e também com os investidores preocupados com o crescimento da economia global.
Europa
Os mercados de ações da Europa operam em queda nesta terça-feira mesmo com dia positivo para as bolsas ontem em Wall Street. Um dos motivos da queda é o desempenho das ações da Volkswagen em meio a um escândalo envolvendo a montadora alemã por conta de problemas na emissão de poluentes de seus carros.
EUA
Os índices futuros de Wall Street sinalizam que a jornada desta terça-feira será de perdas para as bolsas americanas. Sem indicadores de destaque na agenda, os investidores devem seguir a cena externa, com o escândalo da Volkswagen entrando na pauta dos mercados.
Brasil
O cenário interno brasileiro segue bastante conturbado, com o governo federal sofrendo para conseguir realizar novos cortes com a reforma ministerial e também na articulação para a aprovação das medidas do pacote de ajuste fiscal. Além disso, temas polêmicos voltam à tona esta semana, como a chamada pauta-bomba no Congresso, que pode gerar mais despesas nas contas públicas. Para agravar a situação, o cenário externo não é nada favorável.
Câmbio
Os negócios com o dólar comercial devem seguir pressionados na jornada de hoje, em dia que tanto o mercado interno quanto o externo indicam um cenário de aversão ao risco. Com isso, a divisa pode ultrapassar o patamar de R$ 4,00 e chegar assim ao maior valor de negociação desde o a criação do Real em 1994.
O Banco Central agendou para esta sterça-feira (22), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9,45 mil contratos de rolagem dos contratos de outubro de 2015, com opções janeiro e abril de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo