Ásia
As bolsas de valores da Ásia encerram a jornada desta quarta-feira com perdas, com a divulgação da prévia do índice do setor manufatureiro da China, que caiu para baixo dos 47 ponto em setembro, o que deu novo combustível para a preocupação de investidores por todo o mundo com a desaceleração da economia global.
Europa
Os mercados europeus operam hoje com ganhos, depois de um começo instável com a preocupação com a economia chinesa e também com os desdobramento do escândalo da Volkswagen. Apesar disso, os analistas pregam cautela uma vez o que cenário ainda é bastante incerto.
EUA
Os índices futuros de Wall Street sinalizam para um início de jornada positivo para os mercados de ações dos Estados Unidos, em mais um dia sem grandes indicadores de destaque no calendário econômico. Com isso parte do foco dos analistas e investidores vai para o cenário externo, como é o caso da preocupação com a economia chinesa e os impactos de uma desaceleração pelo mundo.
Brasil
O cenário interno deve mais uma vez dominar as atenções dos investidores nesta quarta-feira. O mercado de ações teve uma recuperação no final do dia após o governo assinar uma série de medidas do ajuste fiscal, entre elas elevação de Imposto de Renda para as faixas mais altas e também a recriação da CPMF. A noite, no Congresso, o governo conseguiu importantes vitórias ao conseguir manter diversos vetos da presidente Dilma, mas o que trata do reajuste dos servidores do judiciário não foi apreciado.
Câmbio
Após superar a casa dos R$ 4,00 pela primeira vez a história, o dólar comercial pode passar por um pequeno ajuste na jornada desta quarta-feira. As medidas anunciadas ontem pelo governo e a manutenção de importantes vetos no Congresso podem trazer otimismo para que sejam aprovadas as medidas do ajuste fiscal no parlamento. No entanto, o cenário ainda é bastante incerto, com a cena externa com importante participação.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (23), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9,45 mil contratos de rolagem dos contratos de outubro de 2015, com opções janeiro e abril de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo