Ásia
As bolsas de valores da Ásia encerram a jornada desta quinta-feira com rumos opostos, com o Nikkei voltando de um feriado e recuando 2,76% em uma única sessão. O resultado fraco de Wall Street, o iene fortalecido e a atividade manufatureira do Japão em baixa prejudicaram as ações da bolsa de Tóquio.
Europa
Os mercados acionários europeus operam na sessão de hoje com perdas, com os investidores absorvendo os desdobramentos do escândalo envolvendo a Volkswagen e a forma que o episódio pode afetar a economia alemã. Apesar disso, alguns indicadores divulgados nesta manhã mostram uma condição positiva na Alemanha. Outro fator que teve papel importante foi a corte dos juros por parte do Banco Central da Noruega.
EUA
Os índices futuros de Wall Street indicam que a quinta-feira deve começar com perdas nas bolsas americanas, com os investidores preocupados com o discurso sobre a inflação da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, que acontece no final da tarde de hoje. Números que apontam uma deflação preocupam os mercados, uma vez que podem levar a um prolongamento de um cenário com juros baixos.
Brasil
A tensão política segue sendo o principal fator que motiva os resultados negativos da bolsa brasileira nos últimos dias, situação que é agravada com pela cena externa incerta. As articulações do governo federal para conseguir aprovar as medidas fiscais preocupam diretamente os investidores, em meio a um clima especulativo com noticias de um possível rebaixamento do rating brasileiro por parte da Fitch.
Câmbio
O cenário negativo externo e o interno com indefinição em relação à reforma ministerial e aprovação do ajuste fiscal devem seguir pressionando a cotação da moeda americana nesta quinta-feira. Na véspera, a moeda teve mais uma forte alta, encerrando a R$ 4,1390, novo recorde do Plano Real.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (24), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9,45 mil contratos de rolagem dos contratos de outubro de 2015, com opções janeiro e abril de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo