Ásia
Mercados acionários asiáticos enceram a jornada desta segunda-feira com rumos distintos, com os dados da segunda maior economia do mundo em foco. No entanto, o volume de negócios na região foi afetado com praças como Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul fechadas por conta do feriado do Festival do Outono. Na China, foram divulgados números apontado que o lucro das industrias diminuíram 8,8% em agosto na taxa anual, o que representa a queda mais acentuada desde 2011. No entanto, o resultado ficou dentro do esperado.
Europa
As bolsas da Europa operam nesta segunda-feira com perdas, em mais um dia negativo e pouco inspirador da Ásia e os resultados fracos na sessão de sexta-feira em Wall Street. Destaque para as ações dos bancos, principalmente depois do regulador concorrencial da Suíça anunciar que abriu uma investigação sobre uma possível manipulação do mercado de metais preciosos por vários grandes bancos, como UBS, Julius Baer, Deutsche Bank, HSBC, Barclays, Morgan Stanley e Mitsui.
EUA
Os índices futuros de Wall Street sinalizam para uma abertura de negócios negativo para as bolsas americanas, com os investidores cautelosos antes do pronunciamento de alguns dos membros do Federal Reserve nesta semana, além da divulgação de dados econômicos e também a batalha do orçamento em Washington. Os investidores estão atentos também aos dados da China, que seguem fracos e preocupando analistas.
Brasil
A temperatura política deve continuar sem dar uma trégua para os mercados financeiros nesta segunda-feira, que além de um cenário externo negativo, inicia a semana com especulações sobre a reforma ministerial, votação dos vetos no Congresso e também a volta do julgamento das contas do governo no TCU e da campanha no TSE, o que pode dar novo ânimo à corrente favorável ao impeachment da presidente Dilma.
Câmbio
Se por um lado o cenário cambial segue pressionado por conta do cenário externo e interno, os analistas seguem analisando nesta segunda-feira a posição do Banco Central anunciada na sexta-feira de ser firme para conter fortes desvalorizações do real usando até mesmo as reservas internacionais.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (28), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9,45 mil contratos de rolagem dos contratos de outubro de 2015, com opções janeiro e abril de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo