Ásia
Os mercados de ações da Ásia encerram a jornada desta segunda-feira com ganhos, na sessão seguinte a que teve como destaque os números fracos do mercado de trabalho americano, aumentando as especulações sobre os próximos passos do Federal Reserve no que diz respeito as taxas de juros. Além disso, a jornada teve um volume menor de negócios devido ao feriado do Dia Nacional da China.
Europa
As bolsas da valores europeias seguem a tendência das asiáticas e operam nesta segunda-feira com ganhos, seguindo também o relatório do mercado de trabalho dos Estados Unidos e também na expectativa dos próximos passos do Federal Reserve, para saber quando a autoridade monetária irá começar a elevar os juros americanos. Com os números divulgados na última sexta-feira, muitos investidores já não acreditam na elevação dos juros ainda neste ano.
EUA
Os índices futuros das bolsas de Wall Street sinalizam para um início de manhã de ganhos. OS investidores estão na expectativa da temporada de balanços do terceiro trimestre e também de importantes indicadores econômicos, principalmente após os dados abaixo do esperado do mercado de trabalho. A cautela deve seguir presente, principalmente diante de qualquer sinal de enfraquecimento da economia em outros países.
Brasil
Depois da forte alta na jornada de sexta-feira, é natural que o mercado brasileiro passe por um dia de correção. As notícias do cenário externo devem ficar em segundo plano, principalmente em uma semana com a continuidade do julgamento de Dilma no TSE e TCU, além de votações importantes no Congresso. Fora isso, a pressão sobre Eduardo Cunha pode levar o presidente da Câmara a instaurar a abertura do processo de impeachment da presidente.
Câmbio
O cenário para os negócios com o dólar comercial segue sendo de alta volatilidade, principalmente em uma semana que tem importantes acontecimentos na parte política interna, sem contar que o cenário externo ainda segue bastante incerto. Qualquer sinal de aumento do risco deve elevar a procura pela moeda americana, que segue oscilando no patamar de R$ 4,00.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (5), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 10.275 contratos de novembro de 2015 para dezembro de 2015 e março de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo