Ásia
As bolsas de valores da Ásia fecharam a jornada desta quinta-feira com rumos opostos. Na China, o dia foi de ganhos, com os mercados voltando a operar após dias seguidos de feriado. No restante do continente, os investidores ignoraram os números da véspera de Wall Street e também as perspectivas positivas para o continente.
Europa
Os mercados de ações da Europa operam nesta quinta-feira sem a definição de um rumo, oscilando entre o território positivo e o negativo. O tom dos investidores é de cautela, com os incertezas vindo da Ásia e também a expectativa da divulgação da ata da reunião do Fomc. Nem mesmo o desempenho positivo da bolsa chinesa animou os analistas.
EUA
Na expectativa da divulgação da ata da reunião do Fomc, os índices futuros de Wall Streer sinalizam para um início de pregão nesta com perdas. O mercado quer ter a visão do Federal Reserve sobre a economia para ter ideia de quando a autoridade monetária deve elevar os juros. As analises do Fed apontavam para uma melhora do mercado de trabalho, o que não foi comprovado nos números divulgados na última sexta-feira.
Brasil
Depois de seguidas altas, acima das do cenário externo e ignorando a cena politica local, a quinta-feira deve ser um dia de prova para o mercado brasileiro de ações. Na noite de ontem, o Tribunal de Contas da União recomendou, por unanimidade, que o Congresso rejeite as contas do governo Dilma de 2014, o que pode levar a abertura do processo de impeachment. Basta agora saber como mercado receberá a notícia.
Câmbio
Depois de um início de quarta-feira com expressiva queda, o mercado cambial inverteu a tendência após o novo adiamento da votação dos vetos da presidente Dilma, o que levou a divisa a encerrar em alta. Hoje, com a decisão do TCU de recomendar a reprovação das contas, a moeda americana deve ser fortemente pressionada.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (8), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 10.275 contratos de novembro de 2015 para dezembro de 2015 e março de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo