eu fiquei de fazer um FAQ deste assunto, fiz e postei na pag da eter e da BRFS onde o assunto estava sendo discutido ...
------
FAQ Análise de ROE x Margem
1 – Introdução
O retorno sobre o patrimônio (ROE) é influenciado pela margem, pelo giro e pela alavancagem de uma empresa. Assim, é possível ter uma boa rentabilidade medida pelo ROE com as seguintes combinações:
* Margem baixa com giro algo
* Margem alta com giro baixo
* Margem alta com giro alto (pouco comum).
Logo, uma empresa com margem baixa, pode dar boa rentabilidade desde que seu giro seja alto.
A influencia de cada um dos fatores pode ser mensurada por meio de formulas matemáticas, mas o mais importante para o pequeno investidor é entender os conceitos inerentes e não calcular cada um dos fatores.
2 - Influencia da Margem x Giro no ROE
Pense em duas empresas que compre e venda carro, a empresa A tem 100 mil e B também tem 100 mil
A compra um carro por 80 mil e vende por 100 mil so fez esta venda
Receita 100 mil
Lucro = 20 mil
Margem = 20 %
ROE = 20 mil (lucro) / 100 mil patrimônio = 20 %
A empresa B compra um carro por 90 mil e vende por 100 mil, mas tem alto giro e antes de acabar o período recebe o dinheiro compra outro carro por 90 mil e vende por 100 mil
Receita 200 mil
Lucro 20 mil
Margem 10 %
ROE = 20 mil (lucro) / 100 mil patrimônio = 20 %
Note que B teve a metade da margem de A, mas teve a mesma lucratividade (ROE) pois teve o dobro do giro
3 – influencia da Alavancagem
Ao contratar uma divida, o patrimônio liquido diminui, como ROE = L / PL ao reduzirmos o denominador o ROE aumenta. É claro que essa dívida pode impactar o lucro futuro, mas no momento que ele foi contatado vai aumentar o ROE, por isso que os grandes mestres, sempre em ato continuo, após pronunciar um indicador dizem a palavra consistente, pois a engenharia financeira pode distorcer um indicador pontual, mas sua analise no tempo nos revelara a sua sustentabilidade/consistência.