Abriu um mini curso de 15 horas sobre análise fundamentalista na Universidade em que estudo; ministrado por um prof. Doutor em Economia que orienta um projeto de extensão envolvendo operações no mercado de ações etc. Fui ao curso, e em um assunto um pouco paralelo, o prof. começa a falar sobre dividendo. Então eis que surge algo do tipo:
"Então, pessoal, uma boa técnica para ganhar dinheiro com dividendos é comprar a ação antes dela dar os dividendos, e assim que der os dividendos, vendê-la antes que abaixe o preço"
Isso mesmo! O prof estava sugerindo que havia um tempo entre a ação dar os dividendos e esse valor ser descontado da ação. Questionei:
"Mas professor, quem compraria a ação neste meio termo, em que seria claro que seu preço cairia e os dividendos já teriam sido distribuidos? Além do mais, o valor dos dividendos deve ser descontado imediatamente do preço da ação, senão teria aparecido dinheiro como mágica!"
Então ele balançou a cabeça, murmurou algo sobre os "desavisados" da bolsa (aparentemente essas pessoas que comprariam as ações entre o período de distribuir dividendo e descontar do preço) e continuou sua aula.