Saúde no setor público: rapaz cai de moto, se estropia, precisa de operação no ombro, que está com fratura exposta. Demorou uma semana para conseguir operar. Enquanto isso, fez tratamento paliativo no posto de saúde, com material que a família dele comprou, porque na rede públixa não havia.
Setor privado: Eu acordei certa vez com uma tosse infernal, direta, que me deixava sem ar. Como tenho plano de saúde privado, fui ao hospital mais novo da cidade. 4 horas e meia esperando. O médico me disse que era uma "ite" da vida. Me tacou uma benzetacil.
Me mandou embora, a tosse continuou, na segunda feira eu procurei o clínico geral. Era refluxo !!!
Outra vez eu estava com, provavelmente, uma virose. Fora de casa, febre lá em cima, mulher à distância enchendo o saco para eu procurar tratamento, mãe enchendo o sado mais ainda, marcação com médico só para 30, 60 dias, procurei o Hospital Madre Tereza (alô @rlvidal, @atletico). 4 horas na espera. Me enchi, desisti, tomei umas aspirinas, passei mais uns dias ruim, sarei, não tenho a mínima ideia do que foi.
Ontem a querida, amada, idolatrada, Salve!! Salve!! passou mal, reclamando de dormência na perna, estômago ruim, etc e tal. Fomos para outro hospital (aquele da Benzetacil, nunca mais). Fomos atendido por um menino, duvido que ele esteja pelo menos no 5º período de medicina. Tava claro que ele não sabia de nada, enrolou, enrolou, auscultou o pulmão, devolveu-nos para casa sem dizer o que era. Fico pensando se fosse coisa grave.