Ásia
As bolsas de valores da Ásia encerram a jornada desta terça-feira com ganhos. O dia foi marcado pela recuperação das ações das empresas de energia e também das companhias aéreas, que tiveram perdas nas vésperas. Além disso, o resultado positivo de Wall Street da véspera também influenciou os ganhos.
Europa
Os mercados de ações da Europa operam no azul na manhã desta terça-feira, influenciadas pelo bom desempenho das bolsas asiáticas e das americanas de ontem. Além disso, o bom desempenho do setor automotivo animou os investidores, por conta do aumento das vendas de carros no continente.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas indicam um início de terça-feira com ganhos para os mercados de ações de Wall Street. Na véspera, o resultado já havia sido bastante positivo. Os investidores estão na expectativa da divulgação da ata da reunião do Fomc, que será nesta quarta-feira.
Brasil
O mercado local de ações teve uma jornada positiva na véspera devido ao cenário externo favorável. Somente desde o fechamento do Ibovespa até o do Dow Jones, que tem duas horas de diferença, apresentou um ganho de 0,4% para a bolsa americana, o que indica que a terça-feira deve começar no azul.
Câmbio
Os negócios com o dólar comercial tiveram na jornada de ontem queda moderada, com os investidores mais otimistas e dispostos a mais riscos. Ainda há uma grande expectativa em relação a ata da reunião do Fomc, mas mesmo a espera do documento que pode indicar a elevação dos juros americanos em dezembro não afeta diretamente os negócios.
O Banco Central agendou para esta terça-feira (17), dois leilões de venda conjugados com leilão de compras de dólar. A primeira sessão será das 15h15 às 15h20 e a segunda das 15h30 às 15h35. Serão aceitos no máximo US$ 500 milhões, a serem distribuídos, a critério do Banco Central do Brasil, entre os leilões acima mencionados.
As operações de venda do BC serão liquidadas no dia janeiro e abril de 2016, com as datas das liquidações das operações de compra do Banco Central:
- Leilão A' - 4 de abril de 2016;
- Leilão 'B' - 5 de julho de 2016.
Além disso, o Banco Central agendou uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 12.120 contratos de dezembro de 2015 para maio e setembro de 2016 e janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo