Minha carteira tinha grande concentração nos geracionais, mas a razão foi sempre a maior diversificação interna do que propriamente a gestão ativa, emissões e etc. Até preferia que todos meus FIIs fossem passivos e menos dependentes de gestores e administradores, mas a importância da diversificação interna ainda tem mais peso pra mim, bem como a tendência maior de perpetuidade, debatida no tópico abaixo: http://www.bastter.com/mercado/grupos/forum.aspx?g=240&t=772553
Até então, de 20 FIIs, os 6 geracionais representavam 50% da carteira, sendo KNRI > HGRE > HGBS e HGLG > BRCR > FFCI, nessa ordem de peso.
Com o tempo, venho notando algumas mesblas de gestores e/ou administradores (na real esqueci agora o que cada um faz e to com preguiça de pesquisar). :-)
Enfim, é atraso de meses para informar sobre qualquer coisa, gerando possibilidade de negociação do mesmo gestor antes que o mercado tome conhecimento, é multa de coisa de anos atrás surgindo que deveria ter sido analisada antes, é CRI com rolo, é rendimento sendo corrigido dias depois por erro de estagiário e por aí vai.
Sinceramente, eu nem tomo muito conhecimento dessas mesblas ou não investiria em FIIs, ainda acho que compensa e os pontos favoráveis ganham, no meu ponto de vista... mas isso começou a me incomodar que acabei caindo essa % dos 6 geracionais no total, ficando responsáveis agora por 42% da carteira. Ainda com bom peso, mas a carteira ficou mais equilibrada, já que considero que os geracionais são mais passivos de grandes mesblas de gestão.
Bom, o tópico nem é pra falar da minha carteira, mas pra discutir, ler opiniões dos outros, só abrindo uma discussão mesmo sobre os riscos do gestor/administrador, se estou exagerando e por aí vai. Na verdade, é a única coisa que me incomoda um pouco nos FIIs.
Também não gosto da maioria deles receber pelo patrimônio e não pela receita, mas ao menos nesse caso, a minha carteira geral tem uma vacância bem baixa. Empresas boas como a São Carlos tem vacância maior, então é uma coisa que poderia ser melhor, mas que não chega a me incomodar, ainda.
Gostaria de ouvir a opinião dos demais.