Ásia
As bolsas de valores da Ásia encerram a jornada desta segunda-feira com rumos opostos, mas com a de Tóquio fechada por conta do feriado do dia de Ação de Graças no país. Os investidores seguem na expectativa da divulgação de indicadores da economia americana que possam dar pistas dos próximos passados do Federal Reserve em relação as taxas de juros no país.
Europa
Os principais mercados de ações europeus operam nesta segunda-feira com perdas. Os investidores seguem preocupados e na expectativa dos próximos passos dos juros nos EUA. No entanto, a queda nos preços de importantes commodities pressionam as ações de diversas empresas que dependem de alguma forma de suas cotações.
EUA
Os índices futuros de Wall Street indicam um início de sessão que deve começar com perdas. O cenário negativo por conta dos preços das commodities, a expectativa para a divulgação dos números do PIB americano referente ao terceiro trimestre do ano. Conforme for o resultado, as apostas para a elevação dos juros podem aumentar ou diminuir.
Brasil
O mercado local deve sofrer nesta segunda-feira, depois de uma semana positiva e em dia marcado por queda nos preços das commodities. As questões políticas internas seguem na pauta dos investidores, com o prazo para aprovação de algumas medidas do ajuste fiscal chegando ao final.
Câmbio
Após fechar a semana cotado R$ 3,69, o dólar comercial deve passar por um ajuste logo no começo da jornada. Além disso, o cenário que se desenha incerto e negativo na segunda-feira também deve contribuir para a pressão compradora sobre a divisa.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (23), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 12.120 contratos de dezembro de 2015 para maio e setembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo