Ásia
As bolsas de valores da Ásia fecharam a jornada desta segunda-feira com rumos diversos. No entanto, o cenário predominante no continente de é da cautela, após uma sexta-feira negativa e também de resultados mistos em Wall Street. As preocupações com a economia da China e o futuro dos juros americanos seguem na pauta.
Europa
Os mercados de ações europeus operam na manhã de hoje entre altos e baixos. Os investidores adotam um tom da cautela, seguindo a tendência global. Os investidores aguardam importantes indicadores europeus que serão divulgados nos próximos dias, como taxa de desemprego, PIB e vendas no varejo. Além disso, na quinta-feira será realizada a reunião do Banco Central Europeu.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas indicam um início da jornada desta segunda-feira com perdas. Os negócios voltam ao normal após o feriado de quinta-feira e o sessão mais curta na sexta-feira. O mercado aguarda a divulgação de dados do mercado de trabalho e também do Livro Bege.
Brasil
Depois de uma semana de perdas expressivas, por conta das prisões da operação Lava Jato e também devido a um cenário externo negativo, a semana deve iniciar também com pressão nas bolsas. Uma série de votações e discussões no Congresso Nacional prometem agitar os negócios e contribuir para a volatilidade nos índices acionários.
Câmbio
O dólar comercial pode passar por um ajuste no início da jornada após uma sexta-feira de ganhos expressivos. No entanto, o cenário segue desfavorável, uma vez que a cautela está na pauta dos investidores globais, além de um cenário interno pouco favorável.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (30), dois leilões de venda conjugados com leilão de compras de dólar. A primeira sessão será das 15h15 às 15h20 e a segunda das 15h30 às 15h35. Serão aceitos no máximo US$ 2,75 bilhões, a serem distribuídos, a critério do Banco Central do Brasil, entre os leilões acima mencionados.
As operações de venda do BC serão liquidadas no dia janeiro e abril de 2016, com as datas das liquidações das operações de compra do Banco Central:
- Leilão A' - 2 de fevereiro de 2016;
- Leilão 'B' - 4 de abril de 2016.
Além disso, o Banco Central agendou uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.260 contratos de dezembro de 2015 para maio e setembro de 2016 e janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo