Ásia
Os mercados de ações asiáticos encerram a jornada desta terça-feira com destaque para o Nikkei, que voltou a superar o patamar dos 20 mil pontos após três meses, com o mercado ignorando o resultado negativo da véspera em Wall Street. Os investidores estão de olho agora na reunião do Banco Central Europeu, marcado para esta semana e também do Fomc, que acontece em duas semanas.
Europa
As bolsas de valores da Europa operam sem a definição de um rumo nesta terça-feira com os investidores atentos aos dados do mercado de trabalho local e também dos Estados Unidos. Os dados vão servir para o mercado ter ideia dos próximos passos das autoridades monetárias em relação à estímulos econômicos, no caso europeu, e aumento dos juros, no caso americano.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas indicam que o início da jornada desta terça-feira será de ganhos em Wall Street. Os investidores estão na expectativa de indicadores do mercado de trabalho americano e do Livro Bege. Os indicadores podem servir der pistas para que o mercado antecipe qual será a decisão do Fomc na reunião dos dias 15 e 16 dezembro.
Brasil
O mercado acionário brasileiro teve perdas de 1,6% na véspera em meio a um cenário tenso. As questões relacionadas ao Orçamento, à Operação Lava-Jato e também aos próximos passos do Copom preocupam o mercado. O governo tem anunciado uma série de cortes, que devem até mesmo afetar as eleições de 2016 que não deve ser por meio eletrônico.
Câmbio
O cenário incerto e tenso amplia a especulação e também a busca por investimento mais seguro, que é o caso do dólar comercial, deve manter a procura aquecida e seguir pressionando a divisa para cima. Nem mesmo atuação mais forte do Banco Central conseguiu evitar a forte valorização.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (30), dois leilões de venda conjugados com leilão de compras de dólar. A primeira sessão será das 15h15 às 15h20 e a segunda das 15h30 às 15h35. Serão aceitos no máximo US$ 500 milhões, a serem distribuídos, a critério do Banco Central do Brasil, entre os leilões acima mencionados.
As operações de venda do BC serão liquidadas no dia janeiro e abril de 2016, com as datas das liquidações das operações de compra do Banco Central:
- Leilão A' - 2 de fevereiro de 2016;
- Leilão 'B' - 2 de março de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo