Pessoal,
Estava estudando sobre o modelo de Fleuriet e gostaria de compartilhar com vocês essa discussão e ver se realmente é uma análise valida para as empresas.
Como o Bastter sempre fala: "nunca olha um indicador separadamente" isso também vale para essa análise. Coloquei anexo ao grupo um .xls com tipos de empresas e NCG, CG, T,Liq.Corrente hipotéticos.
Percebi que devemos buscar empresas com T positivo e crescente, porem até um certo limite. Excesso de Saldo T poderia significar que a administração não esta sabendo investir o excedente de caixa da empresa. No fundo o LC pouco importaria.
Pude ver dois casos interessantes e chamei-os de Perfil 1 e Perfil 5 no arquivo .xls
- Perfil 1: Saldo T positivo porem LC<1, é o caso da ABEV3. A análise só da LC nos levaria a uma análise distorcia da real liquidez da empresa, por isso a importância de ver também o Saldo T e geração de caixa
- Perfil 5: Saldo T negativo e LC<1, é o caso da GETI3. Ambos indicadores estão negativos e diriam que é um alerta, porem a empresa tem receita recorrente em virtude do mercado que atua
Moral da historia mais uma vez: não existe formula pronta, analisar empresas é arte e não ciência exata.
Agora a pergunta aos mestes. Estão certos estes pensamentos? Alguém ai também usa o Modelo Fleuriet para ajudar na análise da liquidez das empresas?
Abraço