Ásia
Os principais mercados de ações da Ásia fecharam a jornada desta segunda-feira com perdas, com o foco os investidores voltados para Wall Street e a reunião do Federal Reserve que decidirá o futuro da política monetária americana. No entanto, o mercado chinês seguiu direção contrária e fechou com ganhos, puxada com ganhos das ações dos bancos e corretoras.
Europa
As bolsas de valores europeias operam na manhã desta segunda-feira com ganhos com os investidores na expectativa do discurso do presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi e também da reunião do Fomc. A expectativa dos investidores é para um programa de estímulo aos mercados da zona do euro.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores dos EUA indicam que a abertura da jornada de hoje será de ganhos, com os investidores com as atenções voltadas para a decisão do Fomc marcada para a quarta-feira. A certeza do mercado é de mudança na política monetária, a diferença está na dose da modificação, com a maioria dos analistas apostando em uma elevação gradual.
Brasil
Depois de encerrar a jornada de sexta-feira com perdas, meio a um cenário pessimista com rumores sobre a saída do ministro Joaquim Levy, corte do rating e juros dos EUA, o cenário deve continuar incerto. Outro fator de peso para o rumo dos negócios é o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
No caso do dólar comercial, a divisa enfrentou forte alta na última semana em meio ao cenário incerto. A situação deve continuar nos próximos dias, com os fatores que pressionaram o dólar comercial na última semana continuando nesta semana.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (14), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.260 contratos de dezembro de 2015 para junho e setembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo