Ásia
Os mercados de ações da Ásia encerram a jornada desta sexta-feira com perdas, com os investidores seguindo o cenário da véspera nos Estados Unidos. A queda no preço de commodities, como o petróleo também pesou para o resultado final da jornada asiática.
Europa
As bolsas de valores da Europa operam no vermelho na jornada desta sexta-feira. A queda de Wall Street na véspera, que contaminou também o mercado da Ásia, também influencia negativamente as praças europeias. O grande fator responsável por esse movimento de queda é a baixa dos preços das commodities de energia, como é o caso do petróleo.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores dos Estados Unidos indicam que a jornada desta sexta-feira irá começar no vermelho. Na véspera, a queda dos preços de energia puxou Wall Street para o vermelho. Hoje, sem indicadores de destaque na agenda e já após a decisão do Fomc, o mercado deve seguir os preços de commodities e do mercado externo.
Brasil
A jornada da véspera no mercado brasileiro teve um início bastante positivo, com os primeiros votos do julgamento do rito do impeachment e a elevação gradual dos juros nos EUA. No entanto, com o passar do tempo, o Ibovespa perdeu força, principalmente com o STF desconsiderando o rito adotado na Câmara para o impedimento de Dilma Rousseff. Sem grandes fatores externo, queda no preço do petróleo e a decisão do STF, a tendência é que a sexta-feira comece no vermelho.
Depois de fechar a jornada de ontem em queda, o dólar comercial inicia a sessão de hoje pressionada, com a decisão do STF atrasando o processo de impeachment, além de uma nova onda de sell-off global por conta da queda da cotação do petróleo.
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (18), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.260 contratos de dezembro de 2015 para junho e setembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo