Boa noite, pessoal!
Depois de um ano fuçando no site e assistindo aos vídeos, decidi iniciar meus investimentos e seguir as estratégias recomendadas aqui no site. Agradeço, se puderem me ajudar, principalmente aos mais experientes, pra que eu tenha certeza de que a estratégia está redondinha.
Meu perfil é algo entre moderado e agressivo, e o objetivo é a aposentadoria, daqui a 18 anos.
Decidi investir:
> 50% em RENDA FIXA
- Na Poupança: 6 meses de contas pagas;
- O restante em Tesouro IPCA+ 2019 (50%),
Tesouro IPCA+ 2024 (20%) e Tesouro Selic
2021 (30%).
> 45% em RENDA VARIÁVEL
- Alocados em ações de 16 boas empresas, cada
uma com 6,25% do capital, diversificadas em
3 grupos com 1/3 pra cada um, entre ações
de blue chips, dividendos e crescimento.
> 5% em MOEDA (dólares americanos)
Vou entrar devagar, fazendo a transição com uma parte do capital atual de início (30% dele) que está na poupança, dólares e FI Renda Fixa, e aportes mensais. Em ações estou colocando capital que posso perder todo, e que não vou precisar dele até lá.
Em renda fixa, me programei pra levar todos os títulos até o vencimento, com exceção do Tesouro Selic 2021. E estou entrando devagar, e no futuro, comprarei IPCA+ 2024 e 2035 somente.
Algumas dúvidas surgiram:
- No meu caso, que estou iniciando, 6 meses de contas pagas é uma expressiva parte do capital, e me incomoda, ter que mantê-lo na poupança, perdendo valor ano a ano. Mas sei que é fundamental a reserva de emergência. Então, pensei que talvez, pudesse reduzir o número de meses de contas pagas na poupança, e manter uma parte no Selic 2021, que tem baixa volatilidade em caso de resgate antecipado. O que acham?
E sobre a estratégia como um todo? Está redondinha?
Abraços!