Ásia
As bolsas de valores da Ásia encerram a jornada desta quarta-feira com rumos distintos, em dia marcado por mais tranquilidade nos negócios com o petróleo. Mercados como da Coréia do Sul e Hong Kong ficaram no vermelho, enquanto Austrália e Xangai tiveram ganhos. O Nikkei de Tóquio também ficou no azul.
Europa
Os mercados de ações europeus operam no vermelho na manhã desta quarta-feira, com os investidores preocupados com a fraqueza dos mercados internacionais, principalmente nos preços do petróleo. Com isso, as principais praças do continente devem permanecer em queda durante o que é, em alguns países, o último dia útil do ano.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas indicam que a jornada desta quarta-feira deve começar o dia no vermelho, seguindo a tendência internacional de preocupação com os preços do petróleo e desaceleração econômica. Na agenda do dia, destaque para um indicador do mercado imobiliário, além dos dados dos estoques americanos de petróleo.
Brasil
A jornada da véspera foi marcada por perdas no mercado brasileiro, descolando dos mercados globais por conta do desempenho de ações de importantes setores da economia, como é o caso dos bancos. Com a nova preocupação acerca do petróleo, a Petrobras deve sofrer nesta quarta-feira, o que deve levar a uma nova queda nos desempenhos das ações.
Sem solavancos, o dólar comercial oscilou entre altas e baixas na terça-feira, encerrando no azul a R$ 3,8770. Para hoje, também com um baixo volume de negócios e um cenário externo negativo, a tendência é maior para uma elevação na cotação da divisa americana.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (30), dois leilões de venda conjugados com leilão de compras de dólar. A primeira sessão será das 15h15 às 15h20 e a segunda das 15h30 às 15h35. Serão aceitos no máximo US$ 1,4 bilhão, a serem distribuídos, a critério do Banco Central do Brasil, entre os leilões acima mencionados.
As operações de venda do BC serão liquidadas no dia janeiro e abril de 2016, com as datas das liquidações das operações de compra do Banco Central:
- Leilão A' - 2 de março de 2016;
- Leilão 'B' - 2 de junho de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo