Foi com essa frase que eu fui em uma reunião marcada por um analista de uma corretora para discorrer sobre estratégias com a carteira de investimentos. Ele quis saber quais eram meus objetivos na renda fixa, em moedas/ouro, renda varavel.
Quando chegamos em um ponto que minha gestão desta carteira seria o mais passiva possível, isto é , eu não movimentaria com os recursos, exceto se perdessem valor; ele disse que eu teria melhor retorno se eu migrasse para renda variável com os recursos de líquedez da renda fixa, quando as ações caíssem 15% e também disse que quando as ações subissem 30 por cento , eu as venderia e colocaria na renda fixa.
Me mostrou um gráfico que mostrou as estratégias em 10 anos e demonstrou através deste " estudo" comparando 2 estrategias! Também disse que não duraria muito tempo para eu solicitar que profissionais escolhessem minhas ações através de fundos de ações!
Ficou horrorizado quando disse que minha reserva de emergência seria na poupança , no momento esbravejou: não rende nada; se tu mexeres no meio do mês , já não recebe o rendimento! Melhor um DI fundo.
Também me mostrou um mar de fundos multimercados, investimentos com derivativos, hedge com ações , etc( fiquei tonto)
Depois de recuperado, agradeci o interesse com os meus investimentos, mas que continuaria mantendo minha carteira com meus objetivos táticos , mas que em relação a estratégia continuaria passiva e com os produtos mais simples que são os que eu tenho maior conhecimento! Falei que não me importava com as taxas de rendimento neste prazo , que tenho certeza do fator tempo ao meu favor . Já este estudo de 9anos não seria suficiente para me convencer sobre qual estratégia é melhor! Gostaria de saber qual foi o estudo que trouxe esta conclusão? E disse que migrar na alta e comprar na baixa , não compensaria os impostos , os intermediários, os erros de time, em relação ao juros compostos do fator tempo. Me levantei e fui embora. Mas também falei que estava à disposição para escuta-lis quando necessário. Divido com os colegas para avaliar se minhas atitudes foram humildes e corretas, ou existe um mundo de estratégias vencedoras que deveriam ser adaptadas aos nossos objetivos?