Ok, não levem ao pé da letra o termo "day trade" do título. Para isso vou explicar em um parágrafo o que se passa comigo:
Completo 26 anos em fevereiro e quando tinha uns 17 me interessei pelo mercado financeiro, fiz alguns investimentos com o pouco que tinha e com um objetivo: ajudar a custear um intercâmbio. Meta atingida, posição vendida, capital investido no pessoal aos 21 e fluência em inglês conquistada. Apesar de ser advogado hoje em dia e finalizando meu mestrado na área, aqui e ali está sobrando um pouco de dinheiro no final do mês e resolvi investir: objetivo desta vez é formar uma carteira "previdenciária", ou seja, no bom português minha meta é acumular dinheiro, remunerar meu capital para a longo prazo ter uma possibilidade de complementar minha aposentadoria. Resumo das minhas operações: recolho INSS pelo meu escritório, um valor mensal na OABPREV-SP (algo semelhante a um fundo de pensão) e vou operar na bolsa. Fim de papo e acho que os objetivos estão definidos.
Enfim, na última quinta-feira dei início ao projeto de conquistar o mundo e fiz uma compra de ABEV3 porque a meu ver é uma ação que estará na minha lista por algum tempo (utilizo os produtos dela, empresa privada, o negócio não é 100% dependente de políticos e confio na administração desta geração). Além disso, pagam dividendos e JSCP, o que (até provem o contrário) é sempre um ponto positivo.
Não pretendo me desfazer destes papéis comprados. Subiu 10% semana que vem? Ótimo. Caiu 10%? Vamos aguardar o longo prazo (com cautela, óbvio).
Meu próximo target talvez seja um lote (também mínimo) de ITUSA ou ITUB (mesma linha, privado, bancário, mas com algum viés político de banco...e paga dividendos e JSCP).
A questão que me preocupa é a seguinte: a compra foi de 100 unidades, lote mínimo devido ao capital disponível. Deixei um pequeno valor de "sobra" no caixa da corretora para cobrir algumas despesas (tarifa, custódia, etc.). Coisa pouca, R$ 300,00 no máximo.
Estou tentado a pegar este "capital" de sobre e investir em ETER3 (fechamento R$ 1,80, mas não creio que seja mico), mais ou menos mesma linha, papel quase no fundo do poço histórico, e que paga dividendos e JSCP (último de aproximadamente R$ 0,03 por ação já sem o IR).
Para quem possui ideias de longo prazo como a minha, vocês acham que me tirará o foco fazer estas operações com papéis de menor valor (como a ETER3) para ir juntando dinheiro (trades) para comprar as ações que eu julgo ser mais sólidas (ABEV3, Itaú, PETR4 (ok, brincadeira essa rs.) e estão no meu plano de longo prazo (ser sócio)e eu posso acabar empatando meu pouco capital no final do dia?
Para deixar claro e resumir minha linha, sigo o seguinte pensamento: dinheiro eu ganho com minha profissão, trabalhando; o mercado financeiro é para tentar remunerar um pouco meu capital e preservá-lo para o longo prazo. Operações de trade seriam apenas - os difíceis - tiros certos e para auxiliar no acúmulo de capital para investimentos em ações a longo prazo; auxílios de 5, 8, 10% com sorte, não quero ser - muito menos acredito - em gênios que geram 9000% de retorno no período X.
Muito obrigado pela atenção e paciência comigo, minha primeira participação no fórum - que descobri hoje.
Ao pessoal do site, parabéns pela iniciativa! Muito bom!