Ásia
As bolsas de valores da Ásia encerram a jornada desta segunda-feira, em sua maioria, com perdas. Os investidores seguiram a tendência desenhada na sexta-feira, dia que teve um novo sell-off nas ações em Wall Street. A exceção ficou a China, que fechou com leve alta após perder quase 1,5% no começo da jornada. O mercado está atento a uma série de indicadores da economia chinesa que serão divulgados nos próximos dias, com destaque os dados do PIB, que serão anunciados amanhã.
Europa
Os mercados acionários europeus operam na manhã desta segunda-feira com perdas, com a cotação do petróleo atingindo o menor valor desde 2003. Um dos fatores que contribuiu para a nova queda do preço da commodity foi o acordo anunciado entre as grandes potências e Irã, que encerrou as sanções ao país do Oriente Médio. A questão da economia chinesa também preocupa dos analistas.
EUA
As bolsas de valores americanas não operam nesta segunda-feira por conta do feriado do dia de Martin Luther King Jr. Com isso, as bolsas por todo o mundo devem ter um dia de menor volume de negócios e maior atenção a fatores externos. No entanto, os índices futuros das bolsas americanas registram leve alta na manhã de hoje.
Brasil
Depois da forte queda registrada na sexta-feira, seria natural que o mercado brasileiro de ações registrasse na jornada de hoje ajustes. No entanto, a persistência do cenário negativo na Ásia e a constante queda na cotação do petróleo devem afetar os negócios por aqui. O feriado americano servirá para diminuir o volume de negócios.
O dólar comercial encerrou a semana passada cotado a R$ 4,0520, em um cenário incerto em meio ao risco persistente no mercado de ações. No entanto, a valorização da moeda americana na última semana não acompanhou, no mesmo ritmo, o da queda das bolsas. Com isso, para esta segunda-feira, a indefinição deve marcar o início dos negócios.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (18), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.600 contratos de fevereiro de 2016 para agosto e novembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo