Ásia
Os mercados acionários asiáticos fecharam a jornada desta terça-feira com ganhos, em dia marcado pela divulgação de importantes indicadores da economia chinesa. Apesar dos dados confirmarem a tendência de desaceleração da potência, os números ficaram dentro do esperado pelos analistas, o que serviu como tranquilizante para os investidores. A bolsas de Xangai encerrou com valorização de 3,25%.
Europa
As bolsas europeias seguem na manhã desta terça-feira a tendência desenhada na Ásia e operam com ganhos expressivos. Assim como no continente asiático, o principal fator que motiva a volta dos investidores ao mercado de ações é a China. Os indicadores da economia do gigante asiático ficaram em linha com o que o mercado esperava, o que trouxe tranquilidade para os mercados.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores dos Estados Unidos indicam para um início de sessão com ganhos importantes em Wall Street. O mercado americano vem de um dia de folga por conta do feriado da véspera e será influenciado nesta jornada pelos desempenhos das bolsas asiáticas e europeias.
Brasil
Sem a referência do mercado dos EUA e com a constante queda do petróleo, o Ibovespa encerrou a jornada de ontem com perdas. Para hoje, a tendência é que o dia seja de ganhos, ao menos na abertura da jornada, por conta da recuperação nas ações da Ásia, Europa e EUA depois da divulgação de dados da economia americana.
Apesar das desvalorizações na bolsa, o dólar comercial teve ontem uma nova jornada de queda, fechando o dia negociado a R$ 4,0340. Hoje o mercado deve seguir a mesma tendência e a divisa deve perder pouco mais de seu valor por conta da volta dos investidores aos mercados de ações.
O Banco Central agendou para esta terça-feira (19), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.600 contratos de fevereiro de 2016 para agosto e novembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo