livre mercado.
a medida que os preços da gasolina caem mais o seu uso aumenta.
no último ano as vendas de carro nos EUA cresceram como nunca. Os veículos de maior cilindrada inclusive, big trucks - lembra até a volta aos anos 80. O uso do carro tem até aumentado - rodam mais milhas em média - sabendo que menos gastam mais usam.
por outro lado já se teme os efeitos sobre o apetite das companhias em formas consideradas mais eficientes. Em investir nisso tendo que enfrentar um litro de gasolina a 0,5 cents pode não compensar.
o consumidor padrão dá a mínima para meio ambiente, emissão de carbono. As empresas também.
o primeiro quer gastar menos e elas ganhar mais.Isso de ecologia só fica bonito na boca de político.
ou seja a queda no preço do petróleo a tais níveis diminui a vantagem das novas tecnologias nos custos por Km rodado. Até o velho álcool começa a sofrer.
daí se comprova mais um vez o quão maléfico foi a intervenção nos preços de combustíveis aqui e o tanto que é pueril os "estímulos" a pesquisa de novas formas de energia pelo governo de qualquer país.
novas tecnologias não dependem de subsídios de governo, dependem de seus custos como primeiríssimo critério.
ninguém vai querer andar em carro com 0 de emissões se isso sobre algum aspecto não for vantajoso. Veja o diesel em total desgraça aqui apesar das inúmeras vantagens desse tipo de motor.
com o óleo caindo a gasolina cai pelo menos no mundo civilizado.
definir o preço de uma commoditie não é um exercício de futurologia. São dezenas de variáveis e mesmo assim por mais que todas sejam analisadas (impossível na prática) ainda assim se terá o imponderável a espreita, o extraordinário.
há dezenas de sites e artigos sobre isso no google.
Low oil prices are driving up gasoline consumption in the US - Business InsiderGasoline cheaper with record low oil prices | WKBN.comGasoline Consumption Increases Throughout U.S. | ARTBA Newslineaté o último ano esse efeito era claro somente nos EUA onde o nível de impostos é menor; mas esse ano mesmo na Europa, onde os imposto são altos (determinam uma grande parte nos preços do combustíveis) e as oscilações tendem, portanto, a serem menos sentidas o mesmo efeito já é observado tamanha a queda no preço do litro.