Olá a todos. Sou novo no fórum, porém sempre encontrava resposta de dúvidas aqui mesmo sem ser cadastrado.
Não sei se estou postando na área certa.
Vamos lá:
Vou morar no exterior em alguns meses e pretendia fazer a declaração de saída definitiva do país logo antes de sair, pois sei que vou morar fora por um bom tempo.
Já li todos tópicos referentes ao assunto aqui no site mas não consegui sanar minhas dúvidas e acredito que nem os criadores dos tópicos conseguiram respostas.
Já sei que não é preciso mais declarar imposto de renda, porém é preciso de uma corretora que aceite dar suporte a não residentes e já percebi que isso é bem difícil.
Eu pretendia mandar dinheiro direto para minha conta ou para o meu irmão colocar nela e deixar uma procuração para ele poder fazer investimentos com a minha conta, porém, vi que não é bem assim.
Minha dúvida é a seguinte:
Devo continuar tentando achar uma corretora que aceite abrir conta para não residentes e pagar todas taxas diferentes, etc, OU peço ao meu irmão abrir uma conta no nome dele e ele fazer os investimentos? Porém acredito que ele vai ter que pagar imposto sobre o dinheiro que eu mandar para ele (pelo carne leão) e mais alguma coisa.
Não entendi muito bem como funcionaria se eu mandasse dinheiro para ele e ele tivesse que declarar.
Alguém que tenha bastante conhecimento sobre o assunto sabe me informar? É mais vantagem eu ter uma conta numa corretora que trabalhe com não residentes ou enviar dinheiro ao meu irmão e ele investir, mesmo tendo que declarar no imposto?
Alguém aqui já passou por algo semelhante?
Obrigado!