Ásia
Os mercados de ações da Ásia encerram a jornada desta segunda-feira com rumos opostos, como Xangai e Hong Kong fechando no vermelho e Tóquio no azul. Apesar da decisão do Banco do Japão de colocar os juros em nível negativo, dados divulgados da economia da China tiraram o bom humor dos investidores e levou perdas para algumas bolsas, com a cotação do petróleo novamente recuando.
Europa
As principais bolsas de valores da Europa operam com perdas, seguindo a tendência de importantes mercados asiáticos em dia marcado pela divulgação de dados negativos da economia da China. Com isso, a cotação do petróleo volta a cair e a prejudicar as praças do continente. Além disso, alguns papéis importantes da região têm perdas expressivas, como é o caso da Nokia, que cai 11%.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores de Wall Street indicam que o início da jornada desta segunda-feira deve ser de perdas para o mercado de ações, seguindo a tendência desenhada durante a madrugada na Ásia e consolidada na parte da manhã nos mercados europeus. Na agenda do dia, destaque para o ISM do setor manufatureiro, bem como dados dos gastos com construção.
Brasil
O mercado acionário teve ganhos expressivos para o Ibovespa, com ganhos superiores a 4% e encerrando acima do patamar de 4%. Para o dia, já era esperado naturalmente um ajuste com a realização de lucros, mas o cenário negativo desenhado no exterior deve piorar a situação, em dia que poucos indicadores podem sinalizar uma inversão desta tendência.
No mercado de câmbio a sexta-feira foi de queda expressiva para a divisa, que caiu de 1,5% e encerrou negociada a R$ 4,0190. Para hoje, a tendência é também de ajuste, com realização de lucros também presente.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (1), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.900 contratos de março de 2016 para agosto e novembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo