Pessoal,
O Banco Central Japonês introduziu, na semana passada, pela primeira vez, juros negativos. Ou seja, vai cobrar dos bancos pelo saldo. E estes, por sua vez, vão cobrar dos clientes, ao invés de remunerá-los.
O Banco Central Europeu parece que vai na mesma toada.
O FED anunciou que a ideia pode ser adotada no futuro.
Em resumo, a recessão mundial pode levar a juros NOMINAIS negativos em muitos países. O Deutsch Bank anunciou prejuízo recorde essa semana por conta dos juros muito baixos na zona do euro, aliada à recessão.
No Brasil, os juros devem ser mantidos e, tendo em vista a tendência mundial, devem cair no médio prazo.
Eu sou um dos que encarteiro bancos, pois eu acho que é o único setor do país que sempre vai bem, independente da economia. Para o sócio, uma redução nos juros deve levar a uma redução nos lucros dos bancos.
Da última vez que se tentou isso, quase derrubaram a Presidente, quando o juro bateu em 7% (e a situação era menos drástica que hoje).
Será que temos espaço para uma nova queda dos juros de forma agressiva? E, se isso acontecer, quais as previsões para os sócios dos bancos. O Deutsch Bank deve ser "socorrido" pelo governo alemão.