Fui a restaurante no inicio do ano, preço fixo pra buffet liberado, comida excelente, variada, etc. Conversando com o dono na saída, me disse que movimento tinha caído uns 40% de uns tempos pra cá.
Eu intuitivamente e na observação do movimento lhe disse: Acho que no seu restaurante esta tudo muito fácil para os clientes e talvez eles não reconheçam e valorizem isso ! Que eu no caminho pela mesma praça de alimentação dele, vi muitas filas de pessoas esperando pra comer nos concorrentes, e sugeri que ele fizesse o mesmo, criasse filas de espera na porta, colocasse uma menina regulando a entrada, reduzisse o numero de mesas, ou limitasse o acesso a elas e deixasse que uma fila enorme fosse criada "espontaneamente". Ele gostou da ideia, só ressaltou que no horário de almoço as pessoas só tinham 1 hora e podia ser difícil, no que falei, que obvio que ele iria regular isso pra não ficarem tanto tempo na fila, mas que tinha que ter a fila.
Beleza, ontem estive lá de novo, o dono abriu aquele sorrisão quando me viu, a fila tava la firme e forte. Segundo o dono a quantidade de clientes aumentou e apenas alguns clientes reclamaram que agora tinha fila, e tinham que correr no horário do almoço pra não perder tempo por causa da fila, ele tbm percebeu que como tinha a fila isso atraia novos clientes, no velho pensamento de que se tem fila é pq é bom, show.
Sai de la correndo pra minha empresa (minha mesmo), pensando em como fila de espera mexe com o ser humano de algum modo, é um mecanismo de dor e recompensa, é um joguinho que todos jogam e que talvez tenham formas de se ganhar com isso.
Procurei alguma literatura de como criar filas, como fazer o cliente esperar etc, ou como as filas podem geram mais negócios, mas não achei nada...pq em geral as empresas em sua busca pela eficiência querem não ter filas, pois passa a ideia de ser lenta, incompetente, etc. Mas como sei que funcionou no restaurante estou querendo implementar filas de espera em meus negócios online, ao invés de facilitar, dificultar. ex: ao invés de apenas abaixar preços em promoção, fazer quem queira comprar mais barato entre numa fila de espera daquele produto mais barato, terá o ônus de esperar e o bônus do desconto, com isso não fico dando desconto por dar, quantifico o numero de potenciais compradores, controlo melhor o estoque do que sei que já tem gente na fila, etc, acho que esse conceito é forte e tem negocio e dinheiro escondido nas filas, mas pouca literatura sobre...alguém de publicidade poderia ajudar/desenvolver ?