15 Rolo - confiei plenamente no meu contador e ele fez besteira. comentada em 28/02/2016 18:43 Imposto de Renda Allejo_dos_Investimentos em 27/02/16 21:19 comentada em 28/02/2016 18:43 Pessoal, desde 2009 eu invisto diretamente na bolsa com aportes mensais, sempre enviei os documentos todos pro contador e confiei plenamente no serviço dele de declarar o IR. Este ano em virtude da vontade de investir no exterior, quando fui liberar as operações com câmbio no Itau me pediram a declaração do IR e aí eu vi que o camarada fez uma barbaridade com minha declaração, colocou apenas o valor das ações tudo junto, sem discriminar absolutamente nada. Nunca me preocupei com isso pq nunca vendi mais de 20000 ao mês e praticamente tudo que vendi foi com prejuízo. Esse ano decidi que eu mesmo vou fazer meu imposto de renda, alguém tem alguma ideia de como devo proceder em relação as ações? Um amigo me falou que devo apenas preencher todas elas no meu patrimônio agora da seguinte maneira:tenho xxx ações da ABEV compradas com preço médio histórico R$ xx,xxDevo ir preenchendo as ações uma por uma em separado? E o que coloco no campo em relação a posição de 2014, que não tinha nada da ação?