Ásia
Os principais mercados de ações da Ásia fecharam a segunda-feira com perdas expressivas, com a preocupação voltando para a pauta dos investidores no decorrer do dia, levando a uma postura mais conservadora e de menor risco, com os volumes de investimento com maior tendência de ser destinada a mercados mais seguros. A semana reserva importantes indicadores econômicos que podem confirmar essa tendência negativa.
Europa
Os principais mercados de ações da Europa operam no vermelho seguindo a tendência das bolsas da Ásia, e não recebendo bem as medidas anunciadas pelo banco central chinês para estimular a economia da região. De imediato, as ações de alguns setores, como o de mineração, reagiram bem as medidas, mas de forma geral, o resultado de momento é negativo.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores de Wall Street indicam que a segunda-feira será de perdas, em dia que sinaliza um possível sell-off global me meio ao resultado negativo na Ásia e o de momento na Europa. A preocupação com a economia mundial, principalmente da China, leva as bolsas para o vermelho.
Brasil
O mercado brasileiro de ações fechou a última semana acumulando leve alta, depois de um início bastante positivo e quatro dias seguidos de perdas. O início da semana deve ser negativo, seguindo a tendência desenhada nas bolsas por todo o mundo e o que deve também prejudicar o preço das commodities.
O mercado de câmbio registrou importante alta na sexta-feira, superior a 1%, mas ainda assim encerrou o período negociada abaixo de R$ 4,00 a R$ 3,9960. A segunda-feira deve ser de nova valorização para a divisa, principalmente por conta de um cenário externo negativo.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (29), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.900 contratos de março de 2016 para agosto e novembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo