6 Dúvidas iniciais na aquisição de ações ON comentada em 15/03/2016 14:52 #PAS Patsilva em 15/03/16 11:22 comentada em 15/03/2016 14:52 Ola pessoal, bom dia a todos. Sou nova aqui na bastter e esse será o meu primeiro post. Tenho algumas dúvidas sobre o mercado de ações e gostaria da ajuda de vocês para se possível saná-las. Sou investidora de títulos públicos do tesouro direto, e a um bom tempo venho estudando o mercado de ações para poder progredir e diversificar meu patrimônio. Já tenho a consciência do que é investir em valor, diversificar fazendo controle de risco, e tenho o interesse de seguir a filosofia Buy & Hold, me tornando sócio de boas empresas enquanto as mesmas permanecerem boas, com lucros consistentes, boa governança e situação de dívida e caixa equilibradas. Sei que para o verdadeiro sócio ações são SEMPRE ordinárias, pois elas conferem maior segurança ao acionista minoritário frente as preferenciais, e uma de minhas dúvidas reside nesse aspecto. Ao adquirir ações ordinárias elas conferem direito a voto em assembleia, isso significa que eu tenho que participar de alguma reunião? Terei que sempre votar ? É importante votar mesmo o pequeno acionista minoritário ? Como ocorre esse processo do voto ? Outra dúvida é a respeito se ao finalizar a compra de ações de uma determinada empresa, é preciso pegar algum documento que comprove essa aquisição com a minha corretora e registar em cartório ou o ato já se finaliza na compra mesmo ? Se um dia por questões de emergência somente, eu precisar me desfazer das ações, é verdade que é possível vender um máximo de R$ 20.000,00/mês sem pagar nenhum imposto ? Desde já agradeço. : )