Ásia
Os principais mercados de ações da Ásia fecharam a terça-feira com rumos opostos, com a cautela mais uma vez fazendo parte da postura dos investidores. A grande expectativa d dia está para a reunião do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve (Fomc), que pode definir os próximos passos da política monetária dos Estados Unidos, o que traz impacto para todo o mundo
Europa
As principais bolsas de valores da Europa operam nesta quarta-feira com ganhos leves, com o mercado também atento à reunião do Fed, que na tarde de hoje irá anunciar os próximos passos que a autoridade monetária vai dar. Além disso, serão divulgadas uma série de previsões para a economia americana nos próximos anos.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores de Wall Street apontam para uma indefinição na tendência de abertura dos mercados de ações dos EUA. Assim como na Ásia e na Europa, o grande foco das atenções dos mercados está para a decisão do Fomc, que será seguida de uma entrevista coletiva da titular da pasta, Janet Yellen.
Brasil
O mercado brasileiro de ações fechou a jornada de terça-feira com queda expressiva, de quase 4%, voltando aos 47.130 pontos. O que levou o resultado negativo da véspera é o mesmo que deve pressionar os negócios hoje: a grande chance do ex-presidente Lula ser nomeado ministro do governo Dilma.
Os mesmos reflexos para o Ibovespa foram sentidos nos negócios com o dólar comercial, sofrendo forte valorização e sendo fechado ao final do dia R$ 3,7560. O cenário deve-se repetir hoje, com as especulações continuando e o cenário externo sendo mantido.
O Banco Central agendou para esta qaurta-feira (16), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9,6 mil contratos de abril de 2016 para agosto e dezembro de 2016, além de abril de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo