Prezados,
Estou tentando através de uma situação hipotética prática, tentando fechar um fluxo de caixa. Vocês poderiam me ajudar?
A minha dúvida é: o FCL é R$ 5.400,00 realmente? Porque eu entendo o FCL não deve considerar o financiamento, quando entra dinheiro no caixa. Neste caso, está saindo para pagar uma dívida. Então poderia ser R$ 400,00. Neste caso, FCL = FCT. Poderiam me ajudar??
Estudo de caso...
Carlinhos, recém-promovido a gerente geral de uma rede de padarias do Estado de Minas Gerais passou a ganhar R$ 10.000,00 líquidos por mês de salário. Com esse aumento salarial, ele ficou mais tranquilo para pagar uma dívida de R$ 60.0000,00 que acumulou com o banco após receber recomendações de seu gerente de como utilizar o cartão de crédito. Ainda antes de receber o aumento, Carlinhos negociou a dívida com a instituição financeira para pagar em doze vezes fixas de R$ 5.0000,00.
Na rede de padarias onde trabalha Carlinhos, existe uma política de recompensas para os funcionários que se desenvolvem através de cursos de graduação ou pós-graduação em suas áreas de atuação, respeitadas determinadas regras. No caso de Carlinhos, que é funcionário de nível superior, lhe foi prometido um acréscimo de 20% no seu salário líquido, caso ele se matriculasse e concluísse um curso de pós-graduação em administração de empresas.
Feliz da vida com a possibilidade de ganhar R$ 12.000,00 líquidos ao final de sua pós-graduação, Carlinhos logo se matriculou no programa de pós-graduação em administração de empresas de uma respeitada universidade mineira. O curso tinha duração de doze meses.
Eis que em janeiro, ele recebe seu primeiro salário de gerente geral. Como estava fazendo o curso de pós-graduação, Carlinhos pagou a mensalidade de R$ 500,00. Teve ainda que pagar seu custo fixo mensal que, dentre outras, tem a conta de luz, água, gás e TV a cabo. Este custo neste mês foi de R$ 2.500,00. Considerando a primeira parcela da dívida com o banco, Carlinhos não podia deixar de pagar a primeira parcela dos R$ 5.000,00. Ainda por cima, Carlinhos, gastou R$ 1.000,00 no shopping. Finalmente, Carlinhos colocou R$ 600,00 na poupança a título de reserva de emergência.
Pede-se calcular o fluxo de caixa do mês de janeiro para Carlinhos.
============================================
Resposta:
FCO - Fluxo de caixa operacional. É quanto Carlinhos ganha em suas atividades produtivas. Ou seja, é o seu salário. R$ 10.000,00.
FCF - Fluxo de caixa de financiamentos. É o quanto entra ou sai de empréstimos e financiamentos. No caso de Carlinhos, sai do caixa para pagar a dívida que ele fez com o banco, por causa das dicas do gerente. R$ -5.000,00.
FCI - Fluxo de caixa de investimentos. É quanto Carlinhos gasta por mês para se manter.
R$ -2.500,00 ? Custo fixo mensal
R$ -500,00 ? Pós-graduação
R$ -1.000,00 ? Shopping
R$ -600,00 ? Poupança
FCI = R$ -4.600,00
FCT = FCO + FCI + FCF
FCO ? R$ 10.000,00
FCF ? R$ -5.000,00
FCI ? R$ -4.600,00
FCT = R$ 400,00
FCL = FCO + FCI
FCO ? R$ 10.000,00