Ásia
Os principais mercados de ações da Ásia fecharam a jornada de quinta-feira com perdas, com os investidores preocupados com sinais de que o Federal Reserve poderá elevar a taxa de juros dos Estados Unidos antes do esperado. Além disso, a queda na cotação do petróleo contribuiu para puxar os índices para baixo.
Europa
As principais bolsas de valores da Europa operam no vermelho nesta quinta-feira, que é o último dia útil da semana na maior parte das praças. O resultado negativo da Ásia, rumores do aumento dos juros americanos e o preço do petróleo pesam para perdas. Além disso, os investidores seguem atentos aos desdobramentos das investigações sobre os atentados de Bruxelas.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores de Wall Street apontam para um início de jornada desta quinta-feira apontando para cenário negativo. Assim como nas outras praças, um dos fatores que mais pesam para o pessimismo dos investidores é a possibilidade do Fed elevar os juros já na próxima reunião.
Brasil
O mercado brasileiro de ações fechou a quarta-feira com fortes perdas em meio a um cenário negativo fraco, mas foi o interno que puxou com mais força para baixo. Notícias da Operação Lava Jato, com as investigações do ex-presidente Lula voltando para o STF e uma lista com mais de 200 políticos que teriam recebido recursos da Odebrecht acendeu uma luz vermelha nos investidores. O temor é que com tanta gente envolvida nos esquemas de corrupção fique mais difícil aprovar o impeachment da presidente Dilma.
Ontem, a atuação do Banco Central por meio de leilão de swap cambial reverso e o cenário negativo ficaram com que a moeda americana tivesse forte alta de 2,4% a R$ 3,6780. A tendência deve se repetir hoje, já que o clima interno permanece o mesmo e o externo segue negativo.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (24), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2,0 mil contratos de abril de 2016 para fevereiro e abril de 2017.
Além disso, o BC anunciou também para hoje a realização de leilão de swap cambial com ajuste periódico, também chamado de swap cambial reverso. A operação vai acontecer entre 9:30 às 9:40, com 3 mil contratos de abril, com vencimento em julho de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo