Galera, primeiro eu não soube onde postar essa questão específica. Apesar de estar há um tempo no site, ainda tenho alguma dificuldade com as áreas e divisões. O site é bom, mas nem tanto intuitivo.
A questão é a seguinte (tá acontecendo comigo e queria ouvir opiniões):
Você tem um percentual da carteira de 3% em uma ação xxx3.
Por conta de uma desvalorização muito grande, o BS manda comprar e o $ que você coloca acaba dando pra comprar um n.º razoável de ações.
Sai o anual, você reavalia a empresa e considera diminuir posição ou colocar em quarentena ou simplesmente não mexer.
Acontece que certamente por conta de uma nova valorização, a porcentagem real daquele ativo está em mais de 6%!!!
Aqui entra a questão: eu sei que o @bastter fala que patrimônio não se gira, não se vende, etc. NÃO ESTOU FAZENDO TRADE NEM QUERENDO ME "BENEFICIAR" DE MOVIMENTO DE VALORIZAÇÃO DE CURTO PRAZO.
O fato é: não estou me sentindo confortável com esse percentual tão alto numa empresa que tenho lá minhas ressalvas.
Vocês acham que é rolo ou vai contra a filosofia de acumular patrimônio NESSE CASO específico vender o excedente e comprar ações de outra empresa que o BS estiver indicando, mas eu que eu não tenha ressalva???
Alguém já passou por isso??? Lembrando que eu não to falando de um ajuste pequeno, mas de um capital razoável (3% da carteira).