Sou funcionário de uma estatal há alguns anos. Tenho menos de 30 anos de idade e estou cursando mestrado em uma Universidade Federal.
Gosto do que faço, sou concursado como técnico e, apesar de desempenhar atribuições de maior complexidade, recebo um salário que é metade do que os colegas de nível superior recebem, embora seja superior à média para minha profissão e tenha algumas vantagens como plano de saúde, descontos, status, entre outros.
Estou pensando em sair do emprego. Caso eu venha aderir ao plano de demissão voluntário sendo oferecido nesse momento a todos os empregados, receberei uma indenização de 215 mil reais livres de impostos.
Como tenho alguns investimentos diversificados, sou financeiramente controlado, solteiro e não tenho dívidas, penso que esse plano pode ser o impulso que faltava para que eu venha a me dedicar na minha qualificação para conseguir melhores oportunidades. Juntando o que tenho com o que receberei, consigo passar mais de 5 anos fácil sem cair meu padrão atual de vida. Sou disciplinado quanto aos estudos e sei que não perderia o foco caso ficasse desempregado.
Posso ainda vir a receber uma bolsa de 1,5k mensais no mestrado e vir a participar de um projeto de pesquisa na Europa oferecido pelo meu orientador. Ele falou que o projeto de pesquisa não é garantido mas a bolsa é bem mais fácil.
Embora possível, está difícil tocar as atividades do trabalho e do mestrado em paralelo e meu desempenho vem caindo em ambos. Vale observar que com a instabilidade política/economica que estamos vivendo, a minha remuneração total vem caindo devido ao corte de participação nos lucros e outros incentivos indiretos.
Como nunca pretendi trabalhar como técnico a vida toda, estou bastante pensativo. Não é fácil largar um emprego em que se gosta do que faz, com remuneração confortável e uma certa estabilidade. Tem ainda o agravante de que há muita gente desempregada atualmente e, por eu não estar no mercado privado, não tenho muito networking.
Posso decidir até Agosto/16. Caso tome a decisão agora já consigo a bolsa no mestrado. Se demorar muito posso perder a bolsa e ter que esperar.
O que acham? O que fariam? O que sugerem?