Bastter e demais,
em muitas discussões com amigos e conehcidos, indico o bastter.com como um recurso valioso para aprender a investir e acumular patrimônio (tenho inclusive um blog onde citei algumas vezes esse site para bater nos gestores do Fundo de Pensão da minha empresa). Justamente por explorar bastante o Bastter System, gostaria de sugerir algumas novas funcionalidades que poderiam úteis:
(1) Na seção de gráficos do BS, incluir uma curva de rentabilidade da carteira (falo especificamente da área de ações, onde já existem curvas de lucro, caixa, dívida, patrimônio, etc das empresas que compõem o portfolio de cada um);
(2) incluir nessa mesma seção a possibilidade de incluir as curvas de rentabilidade do CDI e do Ibovespa, como uma espécis de benchmarking.
Antes que comece a seção de lapidação às minhas humildes sugestões: essas funcionalidades são encontradas em muitas ferramentas de comparação de fundos como as do Verios e do Magnetis e são muito úteis para quem aprende a usá-las.
Sabemos que a filosofia do Bastter difundida aqui no site se baseia na ideia de investir em valor e não em cotações, mas sabemos também que no longo prazo a cotação segue o lucro e, portanto, faz sentido comparar a rentabilidade do CDI e do Ibovespa com as nossas carteiras. Para dar um exemplo dramático (pensando em buyn'hold): se definimos uma carteira cuja rentabilidade nos últimos 10 anos tem sido inferior à do Ibovespa ou a do CDI, talvez esteja na hora de repensarmos o investimento. O que acham?