@Flagas
@sniper
A certificação CFA é a mais reconhecida no mundo para profissionais de Finanças e, disparado, a mais difícil de ser obtida.
Faz sentido ... se fosse fácil, não teria valor.
A opinião que interessa é a de quem contrata. Eu tenho um ex-chefe que era CFO e hoje é CEO de uma grande empresa. Ele é ex banco Garantia. Achava o CFA um atestado de competência e proficiência acima do Doutorado.
Eu prestei o nível 1 do CFA em 2004, 2 anos depois de formado.
Substimei quem me disse que eram necessárias 5, 6 horas diárias de estudo durante 1 ano, além de formação de 1a. linha e experiência profissional relevante.
A prova foi aqui em SP e concentrou todos os candidatos da América Latina.
6 horas de provas, em inglês, claro ... uns 150 testes pela manhã e 150 a tarde.
Foi um massacre. As 2 horas diárias de estudo durante 1 ano não foram suficientes.
Sou formado em Administraç pela FGV e fiz 1 ano de MBA no Insper (interrompi por mudança de Estado).
Senti bastante dificuldade no CFA.
É isso era apenas o nível 1.
Vc só obtém a certificação após aprovação nos níveis 2 e 3.
O NIVEL 3 é composto por provas discursivas, em inglês.
Posso dizer por conta própria, pelo meu ex chefe e pela empresa onde atualmente trabalho, que o CFA é respeitadíssimo.
Como Controller e responsável pela contratação de analistas financeiros e coordenadores, eu considero o CFA um atestado de qualidade profissional MUITO acima de qualquer outra coisa q há por aí.
E olha que pra mim é duro dizer isso ... porque eu tentei, e não consegui.