Boa tarde, sou novo no forum, e primeiramente gostaria de parabenizar o Bastter pelo site, pois tem me ajudado muito.
Eu sempre procuro ler e ver videos sobre investimentos, mas ainda tenho muitas dúvidas e gostaria de uma orientação sobre os aportes mensais e etc.
1- Sou Profissional liberal em início de carreira, a título de Emergência, coloquei o equivalente a três meses de salário na poupança, e 1/3 de um salário mensal guardei em espécie, em casa. Estou no caminho certo ou devo mudar algo?
2- Para diversificar pretendo investir em renda variável e renda fixa, tenho conta em uma corretora que cobra R$ 7,00 (sete reais) por ordem de corretagem, e com uma ordem por mês não pago a taxa de custódia que é de R$ 10,00 (dez reais). Segundo a orientação do Bastter, para diversificar em ações é recomendável investir ao menos em 12 (doze) empresas diferentes, já quanto ao Tesouro Direto ele sugere o tesouro IPCA (NTNB-Principal) de maior prazo, e para liquidez o Tesouro SELIC (LFT).
Como tenho menos de R$ 1.000,00 (hum mil reais) para aportar por mês, tendo em vista que as taxas cobradas são altas, e que no caso do Tesouro Direto é importante pra mim ter algo no Tesouro Selic antes do Tesouro IPCA, e que desejo investir em ações, como que eu poderia iniciar os aportes para não tropeçar?
Seria viável no Tesouro direto em aporte mensal, aplicar uma parte em IPCA e outra em SELIC, ou o aporte deve ser em apenas um título por mês?
No caso de ações, devo formar toda a carteira primeiro com as 12 (doze) empresas, ou devo alternar entre Tesouro Direto, qual é a sugestão?
Agradeço desde já.