Pessoal,
Esta é minha primeira participação no fórum. Já estou cadastrado há algum tempo, mas nesse período procurei ler tudo e assistir aos vídeos recomendados no Passo a Passo do Iniciante, assim como os fóruns. Se em algum momento parecer, gostaria de me desculpar e deixar claro que não estou de sacanagem, mas tudo bem se vier alguma voadora...
Já estou no mercado há algum tempo. Operava usando Análise Técnica, mas era indisciplinado, nem sempre seguindo o que tinha planejado, o que algumas vezes me fazia perder o sono. Sou cliente da Rico e a partir daí tive contato com o site do Bastter. Desde então tenho aprendido muito e visto que faz muito mais sentido aplicar em ações de boas empresas, o que nos permite maior tranquilidade para uma maior dedicação ao nosso trabalho.
Estou com uma boa quantia disponível e pretendo usá-la para montar uma carteira de ações. Já fiz uma seleção de boas empresas. Vi no FAQ situações parecidas com a minha, mas acho que o meu caso tem uma pequena diferença.
Li e concordo com a ideia de ir investindo pequenas quantias mês a mês. Entendo que isso diminui o risco e que no longo prazo o preço médio tende a zero, etc... Acho que esta forma é interessante, mas se aplica principalmente a quem está iniciando sua vida profissional, tem muitos anos pela frente e vai passar por vários ciclos de alta e baixa. Tenho 56 anos e acredito que esteja se iniciando um ciclo de alta, então penso que seria melhor fazer a compra de todas as ações selecionadas neste momento.
Outra questão é que muitas das ações que selecionei estão próximas de seus topos históricos. Sei que nada as impede de continuar subindo, "ao infinito e além...", mas intuitivamente parece que se existe uma outra boa empresa no mesmo segmento, que está mais distante do topo histórico, esta empresa poderia ter mais chance de ganhos, pelo menos inicialmente. Não sei se no longo prazo isto é relevante. Sei que não temos como prever o futuro, mas, talvez vocês já tenham passado por alguma situação parecida e gostaria de ouvi-la.
Desde já agradeço pelos comentários.