Boa tarde a todos.
Já faz alguns meses que estou operando pela Clear e gostaria de registrar a experiência que tive até agora e solicitar, se possível, algum retorno da corretora.
Pelas respostas que vi até agora da Clear aqui neste forum, eles não esclarecem algumas limitações do PIT, as quais você só descobre depois que opera.
Vamos aos problemas:
1) Alocação de garantias no valor máximo de R$ 100 mil. Acima disso, você é obrigado a pedir para o atendimento fazer as alocações. Ora, se a proposta da corretora é dar autonomia para o cliente, não faz nenhum sentido ter que recorrer à mesa para alocar valores acima de R$ 100 mil.
2) O PIT não tem calls européias cadastradas. Ou seja, você é obrigado a operar calls européias pela mesa de operações. Outra limitação que não faz nenhum sentido. Em qualquer outra corretora opera-se calls européias normalmente, via HB.
3) O PIT não tem puts com vencimento acima de 2 meses cadastradas. Mais uma vez, se for operar puts com vencimento mais longo, é obrigado a pedir para a mesa, pois elas não constam no PIT.
4) Conforme explicado acima, várias operações tem que ser feitas pela mesa, por limitações do próprio PIT. É aí que entra o problema. SEMPRE que a operação passa pela mesa, a corretagem vem errada no dia seguinte. SEMPRE. Normalmente cobram um valor acima de R$ 40,00, quando o correto seria 7,50. Ou seja, além de perder tempo operando pela mesa, você é obrigado a pedir para corrigirem a nota de corretagem no dia seguinte. SEMPRE.
5) Ouvidoria inexistente. Já entrei em contato com a ouvidoria para relatar diversos problemas que tive e simplesmente não obtive resposta alguma. Não sei nem se leram.
O PIT de negociações tem potencial para ser uma excelente ferramenta para o investidor. Porém, ainda tem limitações simplórias que fazem com que, na prática, seja usado muito menos que o atendimento da mesa.
Espero um retorno, ao menos aqui, da Clear.
Obrigado.