Amigos, não pensei muito antes de escrever isso, pq aqui se a gente pensar não escreve ou apaga depois de escrever. Mas mantenho o risco de publicar e ser fuzilado. Acho importante isso para enriquecimento do site e das pessoas, incluindo eu mesmo.
Os últimos posts da últimas semanas me fizeram refletir bastante. Acho que este site é disparado o melhor do Brasil, com um material riquíssimo, valioso demais. Discussões de alto nível.
Mas como tudo na vida, podemos ser melhores que isso. Vejo uma obsessão da pessoas em corrigir os outros, principalmente iniciantes, ou desavisados. Isso nos limita demais, diminui a discussão e não ajuda nada no desenvolvimento de ninguém.
Acreditem: ninguém gosta de ser detonado em público, principalmente por desconhecidos (o bastter ou consultores não são desconhecidos). Você, que gosta de postar coisas do tipo "vá na área de iniciantes", "ações não são para você", "pare agora ou vai perder tudo". Etc, etc, etc. enfim, você que ja leu o site todo umas 10 vezes, decorou as frase do Bastter, e, num momento de êxtase, vê a oportunidade de dar uma "lição" em alguém, para satisfazer seu ego ou sei lá mais o quê, digo o seguinte: isso não é bonito. Está na moda também o tal o "hummmm". Aviso: só é engraçado quando o Bastter escreve isso. Quando outros copiam, fica parecendo coisa de papagaio.
Digo mais: aqui não tem bobo. Exatamente por não ter bobo, o site é de alto nível. Então, se você acha que pode dar uma lição em alguém, tripudiar sobre alguém, ou mostrar todo o seu conhecimento para alguém, talvez o bobo seja você...
Não sou novato no mercado. Quase ninguém aqui é. Não sou novato na vida também, assim como quase ninguém aqui. Exatamente por ter um público de alto nível que o site é diferenciado. Então não pense que dar uma lição irá te diferenciar. Será exatamente o contrário, irá te diminuir, pois os diferenciados serão os demais, e normalmente quem fez a pergunta.
entao, antes de tentar dar uma lição em alguém, ou tentar extrapolar uma pergunta simples e direta, fique sabendo que não está ajudando.
Se alguém aqui perguntar onde comprar uma tinta amarela, aparece alguém pra dizer que amarelo é ruim, para comprar a vermelha, outro vai dizer que o amarelo vai te deixar pobre, para você parar de comprar tintas imediatamente e estudar a área de compra de tintas. Ou vai dizer que é bobagem pintar a parede. Outro vai dizer que ninguém precisa de parede, e que está errado em ter parede, que um dia todos aprenderão a viver sem parede.
Uma novidade para vocês: às vezes o cara é só o especialista mundial em tintas, e não achou a tinta amarela. Só isso. Se ele quisesse saber de tintas, ele perguntaria. Ele só quer saber onde achar a amarela. Se você não sabe ou não pode ajudar, não tente dar lições, pois parece bobo e infantil.
Outra coisa: notícias. O próprio Bastter fala que a parte mais importante é ter bom senso. Ou tem ou não tem. ha notícias importantes, aprende-se com notícias sobre as empresa, pois as notícias também falam de produção, do mercado, dos concorrentes, do produto, etc. quanto mais souber da empresa e do mercado melhor. Isso é bem diferente de "operar notícias".
Hoje um cara aqui postou um caso interessante, uma história vivida por ele no cotidiano. Foi detonado.
Tenham bom senso e sejam educados.
Talvez eu esteja todo errado, ou talvez esteja somente num mal dia. Se for o caso, ignore.