Embora nenhumas das considerações abaixo possam ser assumidas como regras absolutas, devendo-se sempre observar a situação particular de cada empresa, elas podem ajudar a compreender o Ciclo de Vida das Empresas com base na observação do seu Fluxo de Caixa. Essas considerações e reflexões fornecem ainda uma rápida visão intuitiva da situação ou ciclo de vida da empresa, bem como evidenciam também as tendências da empresa.
1) Empresa em fase inicial de operação: Possuem o Fluxo de Caixa Operacional - FCO e o Fluxo de Caixa de Investimentos - FCI negativos, em virtude da necessidade de aquisição de estoques, máquinas, equipamentos, contratação de funcionarios, construção da Planta Industrial, etc.
A principal fonte de recursos das Empresas nesse estágio são as atividade de Financiamento. Portanto, Fluxo de Caixa de Financiamentos - FCF é Positivo.
Resumo: FCO Negativo, FCI Bem NEgativo e FCF Bem Positivo
2) Fase de Expansão: FCO positivo, mas não o suficiente para atender a necessidade contínua de investimento, que ainda aparecerá Negativo (FCI negativo). Por outro lado, ainda há moderada necessidade de financiamento (FCF positivo).
Resumo: FCO positivo, FCI Negativo e FCF moderadamente Positivo
3) Fase de Maturidade: Grandes entradas no Fluxo de Caixa operacional (FCO bem positivo) em detrimento de saidas de caixa de investimento moderadas/estáveis (FCI moderadamente negativo), decorrente da necessidade de manutenção de suas instalações, maquinas, equipamentos, etc.
Já o FCF aparecerá como negativo, em razão do pagamento dos emprestimos e financiamentos dos ciclos anteriores, bem como da distribuição maior de dividendos aos acionistas.
Resumo: FCO bem positivo, FCI NEgativo e FCF negativo.
4) Empresa em Declínio: FCO ainda positivo, mas substancialmente inferior ao ciclo anterior, em razão da diminuição das contas a receber e estoques. FCI aparece como positivo, em razão da venda de ativos permanentes. Ja o FCF deve aparecer negativo, pois a empresa deve continuar pagando suas dívidas e terá dificuldades em captar novos emprestimos.
Resumo: FCO positivo em tendência de queda, FCI Positivo e FCF negativo