13 Para "sentir na pele" o buy and hold. Possibilidade... comentada em 10/11/2016 19:10 #PAS andrejc em 09/11/16 11:45 comentada em 10/11/2016 19:10 Olá. Criei esse tópico: Para "sentir na pele" o buy and hold. Possibilidade... Acompanho o site faz um ano e SEMPRE vem comentários sobre altas e quedas na bolsa. Tudo associado a cotação é claro. Vou dar uma ideia para aqueles que nunca sentiram isso na pele (como eu): Usem o Bastter System. Simplesmente foi o que eu fiz para desmanadizar sobre a renda variável. Usem o número mágico de um milhão de reais: Distribua proporcionalmente em renda fixa e variável, imóveis, etc. Assumi o número fictício de um milhão de patrimônio. Para aqueles que realmente estão iniciando o acumulo de patrimônio é esperado que seja feito aporte por um bom tempo em tesouro direto (meu caso, não necessariamente dos outros). Usem esse período para essa análise e vejam por um ano, dois anos, etc se aguentam as quedas. Se aguentar as quedas "fictícias" no Bastter System significa que começaram a sair da manada. Sei que parece besteira mas para mim fez muito sentido quando fiz isso (especialmente no início do ano com a queda acentuada que ocorreu) pois o estômago tem que aguentar quedas de 60 a 80% durante longos períodos. Eu fiz a seguinte pergunta para mim mesmo: Eu aguento queda de 80% durante 5 anos no mínimo? Resposta: Ainda não cheguei nessa queda, mas quando chegar tenho que ter avaliado bem os fundamentos das empresas e principalmente não precisar de dinheiro da renda variável,ou seja, ter sempre reserva de emergência e sempre investir em mim mesmo. Minha simulação com um milhão me deixou muito mais preparado mentalmente para quedas elevadas. Será que essa ferramenta incrível que é o Bastter System não está sendo mal aproveitada por muito usuários do site?