Pessoal,
Eu simplesmente adoro esse trecho do livro “O milionário mora ao lado”. É tudo aquilo que o Bastter e todo nós que temos a filosofia de acúmulo de patrimônio na veia falamos todos os dias aqui no fórum.
Para que não conhece o livro: trata-se de uma pesquisa minuciosamente conduzida com cerca de 1.000 milionários nos Estados Unidos na década de 90 sobre seus hábitos e formas de consumir /investir.
Se você acha que vai ficar rico acertando timing de mercado, deixa eu te apresentar um grupo de cavalheiros e senhoras que vão jogar seus sonhos por água abaixo.
“Quase todos os milionários que pesquisamos (95%) possuem ações; a maioria tem 20% ou mais da sua riqueza em ações da bolsa. Contudo, seria errado assumir que esses milionários ficam negociando ativamente com suas ações. A maioria não acompanha dia a dia os altos e baixos do mercado. … A maioria não troca suas ações por outras em reação às manchetes diárias dos jornais financeiros.
Dos milionários que investigamos, menos de 1% mantém investimentos somente por alguns dias. Que tal semanas? Mais 1%. Vamos subir para investidores que mantêm seus investimentos por menos de um ano. Cerca de 7%. Cerca de um em cinco milionários (20%) conserva seus papéis por entre 1 e 2 anos. Um em cada quatro (25%) conserva por 2 a 4 anos. Cerca de 13% estão na categoria de 4 a 6 anos. Cerca de 32% conservam seus investimentos por mais de 6 anos. Na verdade, 42% dos milionários que entrevistamos não haviam feito nenhuma alteração em seu portfólio de ações no ano anterior à entrevista,
O chamado investidor ativo é um dos tipos mais difíceis de milionários para se encontrar para uma entrevista. Ele pode ser um alvo ideal para os agentes da bolsa. Com certeza, gasta quantias consideráveis em comissões de corretagem relacionadas a suas compras e vendas de papéis. Porém, ele representa uma minoria muito pequena da população dos milionários. Na verdade, encontramos mais negociantes ativos que não são milionários do que milionários. Como isso é possível? Ora, porque é muito caro comprar e vender, comprar e vender, comprar e vender suas ações a cada dia, a cada semana, ou a cada mês.
…
Será que os consultores de investimentos geradores de alta renda são ricos? Não, de maneira nenhuma. Já perguntamos a muitos corretores da bolsa sobre essa questão. Um deles nos deu a melhor definição, dizendo:
“Eu seria rico se conseguisse conservar minhas ações… mas não consigo deixar de comprar e vender papéis do meu portfólio. Todos os dias fico olhando para a tela…””
Abraços,