@thiagoa a história é longa...
meu pai sempre diz: escreva tudo que pode dar errado, coloque todas as regras, mesmo as mais óbvias. Se a outra parte criar caso ou não quiser escrever, mesmo o óbvio, pule fora que vai dar rolo.
uma vez fui vender um apartamento para uma senhora. era um apartamento antigo, bem reformado. o prédio era ruim, mas a localização espetacular e o bairro muito bom.
ela se apaixonou pelo imóvel, mas não tinha dinheiro. foi a única proposta que recebi em 6 meses.
Ela daria uma pequena entrada (lei de arras), depois um cheque do genro e depois quitaria com um financiamento na Caixa. Isso tudo ia demorar uns 2 meses. Como eu queria vender e não tinha outra opção. Aceitei.
Só entregava o imóvel depois de todo o dinheiro na minha conta. (nunca se entrega um imóvel antes de receber pelo menos 90% do valor).
Fiquei preocupado com o cheque do genro, mas pesquisei e era um médico e fazendeiro do interior de SP. Parecia ter muito dinheiro.
Recebi a entrada e comecei a procurar outro apartamento para morar. Achei um excelente e fui deixando tudo engatilhado. Pensei: "se o cheque entrar, a venda é certa, porque ela tem bom cadastro e a caixa não vai negar financiamento".
Ocorre que na semana de compensar o cheque, ela me chamou para uma reunião. Então estávamos eu, minha mulher, a compradora e os dois corretores (meu e dela).
A senhora disse que estava com um problema no cheque e pediu mais prazo. Disse que estava envergonhada, mas que o genro disse que não teria dinheiro na data prometida.
A corretora dela disse: não tem problema, a gente faz um adendo no contrato, alterando a data.
Eu disse: claro que tem problema, se ela está descumprindo o contrato atual, que segurança eu tenho que ela não vai descumprir de novo. Não vou aceitar isso.
O mundo veio abaixo. A senhora começou chorar, a corretora ficou nervosa, minha mulher me chamou de insensível.... tive que sair da sala e convencer minha mulher de que o genro estava blefando. Minha teoria: o cara tinha muito dinheiro e aquilo não era relevante para ele. Na certa ele estava esperando entrar algo que atrasou e não queria mexer nos seus investimentos para me pagar. Eu, um pobre jovem iniciando a vida, não ia perder minha outra compra ou a venda por causa da ganância do genro. Ele que cumprisse o acordo.
Voltei na sala e disse o seguinte: depois de amanhã eu vou no banco depositar o cheque, se o cheque voltar, o contrato está desfeito e a senhora perde o sinal. Coloco o apartamento à venda novamente.
A mulher ficou inconsolável, mas no dia seguinte me ligou, pedindo desculpas e disse que poderia depositar o cheque, que teria fundos.
Ou seja, era realmente um blefe para ganhar prazo...No final recebi tudo e comprei o outro que queria.
Será que alguém leu até aqui? hahahahaha