Mt se defende aqui no site a ideia de q o TD IPCA de mais longo prazo é o mais indicado para acumulo de patrimônio. No entanto, acerca do TD SELIC, algumas questões me surgiram:
1 - Gastos de curto prazo recorrentes, como viagens anuais, troca de carros (famílias q possuem 2, 3 carros, por ex, por mais q n troquem de carro a cada dois anos, mais cedo ou mais tarde tem q trocar cada um deles), reforma de algum imóvel ou mesmo algum cômodo da casa (ex: quarto de filho recém-nascido) etc, o TD Selic seria o mais indicado?
2 - Sabe-se q o TD SELIC tem a desvantagem do prazo ser mais curto em relação ao TD IPCA, q tem títulos com prazos bem extensos. Mas um dos principais fatores para n se ter apenas RV na carteira é o aspecto psicológico em caso de quedas fortes e demoradas da bolsa. Mts vezes, contudo, queda das ações coincide tb com a queda do valor de face dos títulos com marcação a mercado como o TD IPCA. Para manter a tranquilidade nesses cenários, o TD SELIC n seria o mais aconselhável tb, já q n conta com marcação a mercado e se beneficiaria da possível alta dos juros?
3- O próprio BS n tenderia a ter uma performance melhor com a colocação do TD SELIC na carteira, já q nos momentos de topo da bolsa e juros em baixa o sistema indicaria compra do TD SELIC, enqto q nos momentos de fundo da bolsa e juros em alta o sistema indicaria compra na RV? Se ao invés do TD SELIC, só se tivesse como RF o TD IPCA, nessas situações, a baixa da bolsa coincidiria tb com a queda do valor de face dos títulos...esse pensamento tem lógica?