11 % da renda nos aportes Vs. aproveitar o presente comentada em 04/01/2017 16:52 #PAS Technoking em 03/01/17 22:41 comentada em 04/01/2017 16:52 Estipulei o valor de 30% dos rendimentos para fazer os aportes no início do mês e juntamente com isso me habituei a fazer consumos mais inteligentes eliminando alguns supérfluos. Daí no final do mês ainda tá sobrando uma grana. Com essa grana que sobra junta com os 30% dos rendimentos do outro mês e faz o aporte no acúmulo de patrimônio de longo prazo (TD longo prazo, ações, FIIs) ou deixa separado num de curto prazo, tipo TD selic ou mesmo poupança para fazer uma viagem internacional por ano por exemplo ou para a troca de carro a cada certo período, enfim para aproveitar o presente... sinto que 30% da renda já é relativamente alto, daí se ainda tá sobrando um pouco (10-20%) sinto que se juntar também no aporte (chegando a 40 - 50% da renda) não estaria aproveitando o presente sei lá...Sei que não existe nenhuma regra proibindo de usar um valor alocado em acúmulo de patrimônio para o longo prazo e se precisar tá ali para viajar, trocar de carro etc.Mas se a pessoa já sabe que quer fazer mais ou menos uma viagem por ano, não seria melhor aportar uma parte, mesmo que seja uma % que sobrou além do que vc estipulou no início, em TD selic com este objetivo ou mesmo poupança já que o TD IPCA tem marcação a mercado e ações e FIIs são renda variável? Ou seria melhor mesmo alocar todo o aporte em acúmulo de patrimônio em valor e quando precisar usa Reserva de Emergência e depois repõe ela?