E o dia finalmente chegou, ñ sei se já tinha ocorrido alguma coisa do tipo antes, mas exchanges da China tiveram a honrosa visita das autoridades comunistas.
Chinas Bitcoin Exchanges Quietly Made Policy Updates Overnight - CoinDeskBitcoin foi criado pra ser uma alternativa transparente e descentralizada para o monopólio dos bancos centrais, totalmente natural que em caso de sucesso estas "autoridades" buscassem minimizar poder do bitcoin pra garantir a manutenção do poder próprio.
Por enquanto principais exchanges da China foram "convidadas gentilmente" a retirar contas margens, continuam funcionando, mas com possibilidade de liquidez reduzida. Sem possibilidade de operar na venda ou alavancar volatilidade provavelmente cairá por lá o que até pode ser bom em primeiro momento.
Lembrando que volume transacionado na China é o maior do mundo, várias vezes superior a maior exchange em dólar, volatilidade do bitcoin está principalmente associada a notícias com o país, quanto mais crise, mais desvalorização do yuan mais incentivo para buscar alternativas para manter poder de compra (bitcoin nesse caso pode ser utilizado tanto como reserva de valor lá como como um intermediário na compra do dólar superando as barreiras estabelecidas pra envio de dinheiro).
O futuro do Bitcoin está atrelado a rivalizar com Bancos Centrais, isso é inerente, da mesma forma que quando o Uber foi criado sabia q iria rivalizar com táxis, quem quer investir na moeda deve saber disso, volatilidade está atrelada a isso, valor da rede no entanto ñ muda nada com a concorrência, é um desdobramento natural de seu sucesso.