Não que seja irremediável, mas exige muita atenção.
Normalmente é amplamente divulgado, não devemos nos aposentar totalmente, de repente, principalmente depois de uma vida de trabalho como empregado. Acho que é bom senso.
Mas optei diferente. Construir uma renda passiva boa, parar e só curtir, enquanto restar saúde.
E, para esse objetivo, uma coisa foi especial: o que aprendi com o Bastter e com a bastter.com. estudar, trabalhar, poupar, cuidar da saúde e da família.
Parece que deu certo, embora seja cedo para saber, fora que um planejamento financeiro de 30 anos é altamente sujeito a chuvas, trovoadas, furacões, cisnes negros.
Mas, voltando ao assunto ócio, estou tentando enfrentar. Difícil. Talvez fácil. Veremos. Tenho dúvidas se terei o empenho.
Tenho lido bastante. Livros incríveis! Cinema, que sempre adorei, voltei a ir com frequência. Várias viagens, curtas, litoral norte e Valinhos, para onde meu filho se mudou, com os netos. Quando posso, e aguento, brinco e converso muito com o mais velho, de 4 anos, a quem me afeiçoei como não poderia imaginar. Não que me seja diversão fazer isso, sei lá, encaro meis como uma missão, ajudar a criar os pequenos. Andei achando ótimas séries no Netflix, á vezes faço maratona. Escuto jazz quase que direto. Academia! Para mim talvez o meis difícil, mas cada no meu caderninho de afazeres para amanhã. Hum...
As vezes vou à represa Guarapiranga, ver os Yatchs Clubs e as marinas modestas. Ontem estive lá pesquisando, na marina Pera Náutica, média, simpática. Em breve pretendo fazer uns passeios com um instrutor.
Tem mais coisas.
Não, não está mal, nem um pouco mal.
Sei que tenho meus méritos, mas faço questão de agradecer ao Bastter e a a todos aqui.
É claro que o site é muito grande, eu não conheço tudo, continuo aprendendo. E até talvez volte a trabalhar, um dia.
Radix